CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

terça-feira, 8 de maio de 2018

7a Aula Parte B - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 1º ANO FEESP


PENSAMENTO COM ENERGIA MENTAL

A base de toda modificação interior esta na mente da criatura.

A mente por sua vez, é o espelho da vida em toda parte. E, necessita apenas, ser lapidada, educada, para que atinja a magnificência da luz. É como um diamante, em estado bruto, para se tomar pedra preciosa, conforme a maneira como o burilamos.

Espelho da vida, a mente, gera a força do pensamento que movimenta tudo, criando e transformando, destruindo e refazendo, para depurar e sublimar. Isso, porque em todos os domínios do Universo, vibra a influência recíproca.

Assim o reflexo mental de cada ser reside no alicerce da vida. Esse reflexo mental delineia a emotividade; esta plasma a ideia; a ideia determina a atitude; a atitude e a palavra dirige ações, que geram manifestações, que, por sua vez, são válvulas destruidoras ou alavancas positivas da existência.

Então, o que é o pensamento? - É a faculdade de pensar logicamente, refletir; força criadora, construtora, que molda a matéria, organizando formas abstratas ou concretas, que, juntamente com a vontade, são elementos plásticos e organizadores. A vontade é a faculdade de querer, desejar, ter intenção, firmeza de animo, decisão, coragem, etc..

“Pensar é criar” (Emmanuel, Pão Nosso, cap. 15). Toda criatura possui energia obediente à sua vontade, que, ligada ao seu potencial imaginativo, atua exteriormente, influenciando outras criaturas e ambientes distantes.

As imagens servem, então, como matéria-prima de todas as criações intelectuais.

A abstração, a comparação e a imaginação, são faculdades superiores da inteligência, onde se encontram todas as invenções, todas as descobertas, todas as inspirações, todas as criações da humanidade; são forças ideoplásticas que, como fenômeno psicológico do ser, podem se transformar em fenômeno físico. Assim, é que todas as obras humanas são resultantes do pensamento.

“Somos levados a emitir o postulado da existência de uma Inteligência Suprema e a considerar o Universo como expressão do pensamento divino, sustentado perpetuamente por sua divina vontade” (Prof. Willian Barret, em Pensamento e Vontade de Ernesto Bozzano).

Quando colocamos o Evangelho como guia, ele nos ajudará na nossa renovação interior, fazendo com que nos transformemos interna e integralmente, aproximando-nos do Criador. Para isso se faz necessário reeducarmos o nosso pensar. Mesmo sendo tarefa delicada, é possível sabermos renunciar, vigiar, dominamos nosso sentir e pensar, modificar nosso jeito de falar e de agir, para podermos vencer criações mentais viciosas, para afastarmos as sombras do nosso cotidiano, e a nossa preguiça mental.

A Doutrina Espírita veio desvendar o processo da nossa libertação mental de pensar, para vivermos melhor e amplamente. Dai a importância do pensamento do médium, para que continue equilibrado em tudo que empreender; porque o médium com pensamentos indignos, como a crítica, a inveja, o ciúme, a vã curiosidade, a maledicência, etc., é um ser invigilante que certamente, trará desequilíbrio para si e para o ambiente onde vive ou trabalha.

Jesus nos disse: “Orai e vigiai”, somente assim não seremos vitimas da nossa própria imprudência mental.

Ainda podemos afirmar que: “O amor é luz benfazeja na vida do médium responsável e atento no exercício das tarefas que lhe cabem, e de assistência espiritual que exerce”.

Bibliografia:

KARDEC, Allan. Livro dos Espíritos: perg. 456, 833 a 837
XAVIER, Francisco Cândido (Emmanuel). Pensamento e Vida: Cap. 1
XAVIER, Francisco Cândido (Emmanuel). Pão Nosso: Cap. 15 e 66
BOZZANO, Ernesto. Pensamento e Vontade
KARDEC, Allan. Livro dos Médiuns: 2ª parte. Cap. VIII
KARDEC, Allan. A Gênese: Cap. XIV itens 13 a 15
PERALVA, Martins - Mediunidade e Evolução - n° 34
XAVIER, Francisco Cândido; VIEIRA, Waldo (Espírito André Luiz). Mecanismos da Mediunidade: Caps. III e XI

Questões para reflexão:

1) Explique como o Espírito age sobre a matéria.

2) Descreva como os Espíritos conseguem movimentar objetos.

3) Interprete o termo: “A mente por sua vez é o espelho da vida”.

4) Explique o significado da Base de Jesus: “Orais e Vigiai”.

Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário