CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

21ª Aula Parte B – CURSO APRENDIZES DO EVANGELHO 1º ANO – FEESP

A Transfiguração no Tabor

“Seis dias depois, Jesus tomou consigo a Pedro, Tiago e João, e os levou, sozinhos, para um lugar retirado sobre uma alta montanha. Ali foi transfigurado diante deles. Suas vestes tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas, de uma alvura tal como nenhuma lavadeira na terra as poderia alvejar. E lhes apareceram Elias com Moisés, conversando com Jesus. Então Pedro, tomando a palavra, diz a Jesus: “Rabi, é bom estarmos aqui. Façamos, pois, três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pois não sabia o que dizer; porque estavam atemorizados. E uma nuvem desceu, cobrindo-os com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é meu filho amado, ouvi-o’. E, de repente, olhando ao redor; não viram mais ninguém. Jesus estava sozinho”. (Mc .9: 2-8).

Nesta passagem, Jesus toma consigo Pedro, Tiago e João e os leva ao monte Tabor. Lá, apresentou-se com seu corpo imortal, refletindo o esplendor de sua gloria espiritual. Jesus conversa com os Espíritos de Moisés e Elias e uma voz se faz ouvir, dizendo: ”Este é meu filho amado, ouvi-o”.

Nestes fenômenos de efeitos físicos, a transfiguração de Jesus demonstra, categoricamente, a existência da alma; a aparição e comunicação de Moises e de Elias é um atestado eloquente da imortalidade da alma e o fenômeno de voz direta é um apelo superior para que o Homem de todos os tempos ouça Aquele que, fazendo-se emissário de Deus, legou-nos o Evangelho, traçando o caminho que conduz o Espírito imortal à luz pela conjugação do verbo amar.

Analisemos, de forma sucinta, estes fenômenos:

O Fenômeno da Transfiguração

E nas propriedades do perispírito que se encontra o principio da transfiguração.

A transfiguração consiste na modificação do aspecto de um corpo vivo. O perispírito irradia ao redor do corpo como uma atmosfera fluídica. O Espírito, por um ato de sua vontade, pode operar transformações na contextura de seu perispírito, produzindo um fenômeno análogo ao da aparição. Sob a camada fluídica, a figura real do corpo pode se diluir e revestir outros traços. O fenômeno da transfiguração é resultado de uma transformação fluídica, que sempre reflete as qualidades e os sentimentos predominantes no espírito.

A transfiguração é fenômeno perceptível para todos, pois é percebida pela visão material, de vez que ela é uma espécie de aparição perispiritual que se produz sobre o próprio corpo carnal, ou seja, tem por base a matéria carnal visível.

No livro “A Gênese”, cap.XV item 44, Kardec destaca que a pureza do perispírito de Jesus podia permitir ao seu Espírito, dar-lhe um brilho excepcional e conclui seu pensamento dizendo: “De todas as faculdades que se revelaram em Jesus, não existe nenhuma que esteja fora das condições da Humanidade, e que não seja encontrada no comum dos homens, porque elas estão na Natureza; mas pela superioridade de sua essência moral e de suas qualidades fluídicas, elas atingiam Nele proporções acima das do vulgo”. Ela nos representava, exceto seu envoltório carnal, o estado dos Espíritos puros.

A Aparição de Moisés e de Elias

Em seu estado normal, o perispírito é invisível para nós, encarnados. O Espírito pode por um ato de sua vontade produzir uma modificação molecular que o torna visível, momentaneamente, produzindo o fenômeno da aparição. A aparição pode ser vaporosa, às vezes mais nítida e até mesmo ter todas as aparências da matéria tangível. Formam-se instantaneamente e instantaneamente desaparecem, pela desagregação das moléculas fluídicas. Esta percepção se dá pela visão espiritual e não são perceptíveis para todos.

Ao lado de Jesus transfigurado, os discípulos, extasiados, “veem” através da visão espiritual, os Espíritos de Moisés e de Elias, representando a Lei e os profetas. Jesus era aquele que viera dar pleno cumprimento a Lei e aos profetas, o enviado de Deus para ensinar ao Homem, o “Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.

O Fenômeno de Voz Direta

Em “Missionários da Luz”, capitulo 10, André Luiz nos esclarece que no fenômeno de voz direta, os Espíritos elaboram uma garganta ectoplásmica. O ectoplasma é matéria plástica, sensível às criações mentais, que se exterioriza do médium e é essencial na produção de fenômenos de efeitos físicos.

E igualmente essencial a homogeneidade de pensamentos e a elevação de sentimentos, dada a natureza do ectoplasma e a transcendência do fenômeno. Através do aparelho fonador elaborado pelos Espíritos, a voz da espiritualidade se faz audível para todos.

Na passagem em estudo, que exortação profunda nos faz a espiritualidade superior, dizendo: “Este é o meu filho amado, Ouvi-o!”
É inegável que temos sido surdos as exortações divinas. No entanto, Jesus é o semeador celestial, aguardando-nos o despertamento.

A semeadura é viva e produzirá a seu tempo. A palavra de Jesus transcende o tempo e o espaço. Proclamadas há mais de dois mil anos, prosseguem produzindo semeaduras e colheitas. São palavras de vida eterna. Que, finalmente, possamos ouvi-las!...

QUESTÃO REFLEXIVA:

Emmanuel ensina-nos sobre o episódio no Tabor: “contemplamos a grande lição de que o homem deve viver a sua existência, no mundo, sabendo que pertence ao céu...” (O consolador, questão 312). Como podemos vivenciar esse aprendizado no dia a dia?

Bibliografia

- A Bíblia de Jerusalém.
- Kardec, Allan – Obras Póstumas.
- Kardec, Allan – A Gênese - Ed. FEESP.
- Kardec, Allan – Revista Espírita, junho/188õ.
- Kardec, Allan - O Livro dos Médiuns - Ed. FEESP.
- Pires, Herculano / Abreu, Julio de – O Verbo e a Carne
- Denis, Leon – Espiritismo e Cristianismo
- Xavier, Francisco C./Emmanuel - A Caminho da Luz.
- Schutel, Cairbar - Parábolas e Ensinos de Jesus.
- Xavier, Francisco C./André Luiz – Missionários da Luz.


Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário