A Transfiguração no Tabor
“Seis dias
depois, Jesus tomou consigo a Pedro, Tiago e João, e os levou, sozinhos, para
um lugar retirado sobre uma alta montanha. Ali foi transfigurado diante deles.
Suas vestes tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas, de uma alvura
tal como nenhuma lavadeira na terra as poderia alvejar. E lhes apareceram Elias
com Moisés, conversando com Jesus. Então Pedro, tomando a palavra, diz a Jesus:
“Rabi, é bom estarmos aqui. Façamos, pois, três tendas: uma para ti, outra para
Moisés e outra para Elias”. Pois não sabia o que dizer; porque estavam
atemorizados. E uma nuvem desceu, cobrindo-os com sua sombra. E da nuvem saiu
uma voz: “Este é meu filho amado, ouvi-o’. E, de repente, olhando ao redor; não
viram mais ninguém. Jesus estava sozinho”. (Mc .9: 2-8).
Nesta
passagem, Jesus toma consigo Pedro, Tiago e João e os leva ao monte Tabor. Lá,
apresentou-se com seu corpo imortal, refletindo o esplendor de sua gloria
espiritual. Jesus conversa com os Espíritos de Moisés e Elias e uma voz se faz
ouvir, dizendo: ”Este é meu filho amado, ouvi-o”.
Nestes
fenômenos de efeitos físicos, a transfiguração de Jesus demonstra,
categoricamente, a existência da alma; a aparição e comunicação de Moises e de
Elias é um atestado eloquente da imortalidade da alma e o fenômeno de voz
direta é um apelo superior para que o Homem de todos os tempos ouça Aquele que,
fazendo-se emissário de Deus, legou-nos o Evangelho, traçando o caminho que
conduz o Espírito imortal à luz pela conjugação do verbo amar.
Analisemos,
de forma sucinta, estes fenômenos:
O
Fenômeno da Transfiguração
E nas
propriedades do perispírito que se encontra o principio da transfiguração.
A
transfiguração consiste na modificação do aspecto de um corpo vivo. O
perispírito irradia ao redor do corpo como uma atmosfera fluídica. O Espírito,
por um ato de sua vontade, pode operar transformações na contextura de seu
perispírito, produzindo um fenômeno análogo ao da aparição. Sob a camada
fluídica, a figura real do corpo pode se diluir e revestir outros traços. O
fenômeno da transfiguração é resultado de uma transformação fluídica, que
sempre reflete as qualidades e os sentimentos predominantes no espírito.
A
transfiguração é fenômeno perceptível para todos, pois é percebida pela visão
material, de vez que ela é uma espécie de aparição perispiritual que se produz
sobre o próprio corpo carnal, ou seja, tem por base a matéria carnal visível.
No livro “A
Gênese”, cap.XV item 44, Kardec destaca que a pureza do perispírito de Jesus
podia permitir ao seu Espírito, dar-lhe um brilho excepcional e conclui seu
pensamento dizendo: “De todas as faculdades que se revelaram em Jesus, não
existe nenhuma que esteja fora das condições da Humanidade, e que não seja
encontrada no comum dos homens, porque elas estão na Natureza; mas pela superioridade
de sua essência moral e de suas qualidades fluídicas, elas atingiam Nele
proporções acima das do vulgo”. Ela nos representava, exceto seu envoltório
carnal, o estado dos Espíritos puros.
A
Aparição de Moisés e de Elias
Em seu
estado normal, o perispírito é invisível para nós, encarnados. O Espírito pode
por um ato de sua vontade produzir uma modificação molecular que o torna
visível, momentaneamente, produzindo o fenômeno da aparição. A aparição pode
ser vaporosa, às vezes mais nítida e até mesmo ter todas as aparências da matéria
tangível. Formam-se instantaneamente e instantaneamente desaparecem, pela
desagregação das moléculas fluídicas. Esta percepção se dá pela visão
espiritual e não são perceptíveis para todos.
Ao lado de
Jesus transfigurado, os discípulos, extasiados, “veem” através da visão
espiritual, os Espíritos de Moisés e de Elias, representando a Lei e os
profetas. Jesus era aquele que viera dar pleno cumprimento a Lei e aos
profetas, o enviado de Deus para ensinar ao Homem, o “Amai a Deus sobre todas
as coisas e ao próximo como a si mesmo”.
O
Fenômeno de Voz Direta
Em
“Missionários da Luz”, capitulo 10, André Luiz nos esclarece que no fenômeno de
voz direta, os Espíritos elaboram uma garganta ectoplásmica. O ectoplasma é
matéria plástica, sensível às criações mentais, que se exterioriza do médium e
é essencial na produção de fenômenos de efeitos físicos.
E igualmente
essencial a homogeneidade de pensamentos e a elevação de sentimentos, dada a
natureza do ectoplasma e a transcendência do fenômeno. Através do aparelho
fonador elaborado pelos Espíritos, a voz da espiritualidade se faz audível para
todos.
Na passagem
em estudo, que exortação profunda nos faz a espiritualidade superior, dizendo:
“Este é o meu filho amado, Ouvi-o!”
É inegável
que temos sido surdos as exortações divinas. No entanto, Jesus é o semeador celestial,
aguardando-nos o despertamento.
A semeadura
é viva e produzirá a seu tempo. A palavra de Jesus transcende o tempo e o
espaço. Proclamadas há mais de dois mil anos, prosseguem produzindo semeaduras
e colheitas. São palavras de vida eterna. Que, finalmente, possamos
ouvi-las!...
QUESTÃO
REFLEXIVA:
Emmanuel
ensina-nos sobre o episódio no Tabor: “contemplamos a grande lição de que o
homem deve viver a sua existência, no mundo, sabendo que pertence ao céu...” (O
consolador, questão 312). Como podemos vivenciar esse aprendizado no dia a dia?
Bibliografia
- A Bíblia
de Jerusalém.
- Kardec, Allan – Obras Póstumas.
- Kardec, Allan – A Gênese - Ed. FEESP.
- Kardec,
Allan – Revista Espírita, junho/188õ.
- Kardec,
Allan - O Livro dos Médiuns - Ed. FEESP.
- Pires,
Herculano / Abreu, Julio de – O Verbo e a Carne
- Denis,
Leon – Espiritismo e Cristianismo
- Xavier,
Francisco C./Emmanuel - A Caminho da Luz.
- Schutel,
Cairbar - Parábolas e Ensinos de Jesus.
- Xavier,
Francisco C./André Luiz – Missionários da Luz.
Fonte da imagem: Internet Google.
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