CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

20ª Aula Parte B – CURSO APRENDIZES DO EVANGELHO 1º ANO – FEESP

As Curas na Visão Espírita – A Assistência Espiritual

“Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça dai”. (Mt 10:8).

Essas recomendações de Jesus, dirigidas a seus discípulos, ainda soam aos nossos ouvidos. A busca do alivio das dores humanas é uma busca de todos nos, e Jesus, de forma única, compreendia nossa necessidade.

Procurou, em todos os momentos, de todas as formas, esclarecer, consolar, aliviar.

Kardec, em “A Gênese”, cap. XV item 27, diz: “De todos os fatos que testemunham o poder de Jesus, os mais numerosos são, sem dúvida, as curas. Ele queria provar por esse meio que o verdadeiro poder é o que faz o bem, e que seu objetivo era ser útil, e não satisfazer a curiosidade dos indiferentes por meio de coisas extraordinárias”.

Como citamos anteriormente, as curas de Jesus não podem ser creditadas como milagres, mas como fenômenos decorrentes de sua natureza superior, do pleno conhecimento que ele possuía das leis naturais e de seu grande amor pela Humanidade.

E por esse grande amor é que Jesus disse aos seus apóstolos, ao término de sua missão terrena, que ele rogaria ao Pai para que enviasse um Consolador para que restabelecesse os seus ensinamentos e para que esclarecesse aquilo que não pode ser dito.

A Doutrina Espírita, como Consolador Prometido por Jesus, além de restabelecer a Moral do Cristo, em sua essência, vem desvendar as leis que regem os fenômenos tidos como milagrosos.

Dentre os seus fundamentos que explicam as diversas curas operadas por Jesus, e por seus discípulos, está o conceito de fluidos, entre os quais o fluido magnético ou principio vital, tratado no capitulo IV de “O Livro dos Espíritos”.

O principio vital é o agente especial ou substancia ativa, derivada do fluido cósmico universal, que da vida aos seres orgânicos que então o absorvem e assimilam, e que após a morte do ser orgânico retorna a massa primordial.

Quanto à qualidade, o fluido vital é modificado segundo cada espécie.

Quanto à quantidade, ele não é constante no mesmo individuo, pois depende de diversas circunstancias, podendo a mesma pessoa ter maior ou menor vitalidade, e, também, não é constante nos vários indivíduos de uma mesma espécie, uma vez que alguns estão saturados do fluido vital, enquanto outros o possuem apenas em quantidade suficiente.

Disso resulta que vemos pessoas que são mais ativas, mais vivazes, enquanto outras são debilitadas e sem animo. A quantidade de fluido vital pode se esgotar e se tomar incapaz de manter a vida orgânica, se não for constantemente renovado, absorvido e assimilado.

Vemos, assim, que o ser orgânico não possui uma quantidade de vitalidade estanque, fixa, que recebe no ato de sua concepção, mas, ele deve buscar nutrir-se do principio vital por toda a vida.

Essa absorção ocorre:

- através da assimilação de substâncias que contém o fluido vital,

- por meio dos processos de alimentação e respiração;

- através da absorção da energia da natureza;

- através de um indivíduo para outro, pois aquele que tem em maior quantidade pode doar ao que tem menos, e, em certos casos, fazer voltar uma vida prestes a extinguir-se;

- através dos fluidos recebidos dos Benfeitores Espirituais.

Conforme nos orienta Kardec em “A Gênese”, a ação magnética é produzida de diversas formas:

1º “Pelo próprio fluido do magnetizador; é o magnetismo propriamente dito, ou magnetismo humano, cuja ação está subordinada a potência e, sobretudo à qualidade do fluido;”

2º “Pelo fluido dos Espíritos agindo diretamente e sem intermediário sabre um encarnado, seja para o curar ou abrandar um sofrimento, seja para provocar o adormecimento sonambúlico espontâneo, seja para exercer sobre o individuo uma influência física ou moral qualquer. É o magnetismo espiritual, cuja qualidade esta na razão das qualidades do Espírito;”

3º “Pelo fluido que os Espíritos derramam sobre o magnetizador e ao qual este serve de condutor. É o magnetismo misto, semi-espiritual, ou, se o preferir; humano-espiritual. O fluido espiritual combinado com o fluido humano fornece a este último as qualidades que lhe faltam. A participação dos Espíritos, em semelhante circunstância, é às vezes espontânea, porém mais frequentemente é provocada pela invocação do magnetizador.” (GE,XIV,33).

O processo de cura, por todos os mecanismos acima expostos, pode ser sintetizado, nas palavras de Kardec, em: “a troca de uma molécula malsã por uma molécula sã".

Outro fator imprescindível para que ocorra a cura é a fé. A fé é uma convicção intima, é uma crença em algo invisível, é a confiança plena num resultado futuro que será gerado por determinada conduta.

Nas palavras do grande escritor russo Tolstoi, a fé é a força da vida.

Especialmente em relação ao processo de cura, a fé exerce uma forte atração dos fluidos curadores, permitindo sua ação de uma forma mais plena.

A fé, devemos ainda acrescentar, é uma conquista do Espírito, pois à medida que busca o aprendizado da Lei Divina, e se submete a vontade do Pai, fortalece-se e é fortalecido.

A ASSISTENCIA ESPIRITUAL

Diz Kardec em “A Gênese”, cap. XIV item 34: “A faculdade de curar pela influência fluídica é muito comum, e pode-se desenvolver pelo exercício”.

Na Doutrina Espírita, utiliza-se o passe como ferramenta de transmissão dos fluidos curadores. Na obra “Nos Domínios da Mediunidade”, no capitulo intitulado “O Passe”, temos a seguinte definição: “O passe é uma transfusão de energias alterando o campo celular”.

E ainda: “O passe, como reconhecemos, é importante contribuição para quem saiba recebê-lo com o respeito e a confiança que o valorizam”.

Nesse mesmo capitulo vemos a detalhada descrição de André Luiz, narrando uma sessão de passes. Ali, podemos notar os extremos cuidados que são tomados pelos componentes da equipe espiritual que conduz o trabalho, e a qual os médiuns dão apoio.

Assim os Benfeitores Espirituais preparam o ambiente, higienizando a atmosfera, protegem o recinto da invasão de Espíritos inferiores e auxiliam os médiuns a se preparar para a tarefa.

Na Federação Espírita de São Paulo, temos a Assistência P3F (F de físico), ligada a Área de Assistência Espiritual, especificamente destinada ao atendimento dos portadores de doenças físicas crônicas ou de maior gravidade.

É importante ressaltar que tal assistência não dispensa o tratamento médico adequado, até mesmo porque o objetivo principal do Espiritismo é a transformação moral do individuo e não simplesmente a cura do corpo físico. Esta, a propósito, é uma das missões dos verdadeiros cristãos, como vimos na exortação, acima citada, de Jesus aos seus discípulos.

E para sermos ferramentas adequadas e dóceis ao Plano Superior, precisamos cuidar antes de nossa própria saúde. Nossas escolhas influem decisivamente em nossa vida e em nossa saúde corporal.
Assim, precisamos:

- frequentar ambientes salutares;

- praticar exercícios regularmente;

- ter uma alimentação adequada;

- manter o pensamento elevado através da prece, da meditação e do estudo;

- cultivar as virtudes e a prática da caridade;

O Espiritismo mostra-nos o caminho adequado a nossa evolução. É um caminho que busca a pureza, a purificação, o refinamento, a espiritualização e a transcendência do ser.

O Evangelho de Jesus é a grande terapia para nos mantermos saudáveis física e espiritualmente.

Conforme citação de Martins Peralva na obra “Estudando a Mediunidade”: “Quanto mais se renova para o Bem, quanto mais se moraliza e se engrandece, espiritualizando-se, maiores possibilidades de servir adquire o companheiro que serve ao Espiritismo Cristão no setor de passes”.

QUESTÃO REFLEXIVA:

Como cultivar a saúde em nosso dia-a-dia?

Bibliografia

- A Bíblia de Jerusalém.
- Kardec, Allan – A Gênese - Ed. FEESP.
- Kardec, Allan - O Livro dos Espíritos - Ed. FEESP.
- Kardec, Allan - O Evangelho Segundo o Espiritismo - Ed. FEESP.
- Xavier, Francisco C./André Luiz - Mecanismos da Mediunidade.
- Franco, Divaldo/Joanna de Angelis – Estudos Espíritas
- Peralva, Martins – Estudando a Mediunidade.


Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário