CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

terça-feira, 7 de junho de 2016

11ª Aula Parte A – CURSO APRENDIZES DO EVANGELHO 1º ANO – FEESP

Bem-Aventurados os Mansos - Bem-Aventurados os Misericordiosos

Bem-Aventurados Os Mansos

“Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.” (Mt 5:4)

Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, cap. IX, quando Kardec discorre sobre essa bem-aventurança, cita a passagem contida no Evangelho de Mateus: “Ouvistes que foi dito aos antigos: ...‘Não matarás; aquele que matar terá de responder no tribunal. Eu, porém, vos digo: todo aquele que encolerizar contra seu irmão, terá de responder no tribunal; aquele que chamar a seu irmão ‘Cretino!’ estará sujeito ao julgamento do Sinédrio; aquele que lhe chamar ‘Louco!’ terá de responder na Geena de fogo.” (Mt 5:21-22)

Vemos nesta passagem uma forte reprovação de Jesus em relação à animosidade entre os homens e seus semelhantes. Remetendo-nos a época de Jesus encontraremos uma sociedade bastante dividida por uma serie de conflitos sociais e religiosos. Além dos atritos que existiam entre as diversas classes sociais, havia também a rejeição aos povos estrangeiros.

A agressão verbal acima citada - cretino - em outras traduções bíblicas é mencionada como “racca”, ensina Kardec, era um insulto comum a época, e era pronunciada cuspindo-se ao chão.

Esse comportamento, então comum, recebeu essa forte condenação, pois representa nas palavras de Kardec “sentimento contrário à lei de amor e caridade, que deve regular as relações entre os homens, mantendo a união e a concórdia”.

Jesus, rompendo com todos os Valores falsos da época, rompendo com todos os paradigmas atrasados e preconceituosos, acolhia com carinho os excluídos, os odiados publicanos, os samaritanos, deu atenção especial as crianças, atenção especial as mulheres, dando a mesma importância que aos homens, como deve ser.

Jesus, em seus ensinamentos, sempre condenou qualquer tipo de violência e agressão ao próximo, pois são contrarias a fraternidade e alimentam o ódio e a animosidade.

Assim, ensina o Mestre que devemos nos tomar mansos para que possamos herdar a terra.

O que significa ser manso, ou seja, ter mansuetude?

A mansuetude é a qualidade daquele que age com brandura, serenidade e moderação. A mansidão está, portanto, associada a outras virtudes, como a afabilidade, a doçura, a paciência, a obediência e a resignação. É uma virtude das almas nobres.

Mas disse Jesus que os mansos herdarão a terra. Ora, mas como essa bem-aventurança se cumprirá? Como é possível que aqueles que agem com doçura, afabilidade, venham a conquistar a terra onde, ainda hoje, predomina o mal?

Se é a conquista dos mansos, a primeira certeza que temos é que não será com emprego da força.

Mas se não será com o emprego da força, como é que os mansos possuirão a Terra? Será que os maus, os conquistadores e suas legiões de invasores, os tiranos e seus exércitos de destruição, será que todos eles vão permitir assim, sem briga, sem confronto, sem resistência, que os mansos possuam a Terra?

É porque os maus não estarão mais aqui, seus nomes serão lembrados apenas nos livros de história.

Da mesma forma que quando íamos à escola e aprendíamos sobre os povos primitivos e bárbaros do passado, e então ficávamos chocados, chegará um tempo também que, no futuro, as crianças irão para a escola e quando ouvirem falar dos senhores da guerra dos séculos 20 e 21, de todos os tiranos, de todos os líderes, de todos os representantes do povo que abusavam do poder, e, quando elas ouvirem sobre eles ou virem suas fotos nos livros de história, elas ficarão chocadas, indignadas, sentirão verdadeira repulsa e aversão.
Eis a Lei do Progresso.

Diz Eliseu Rigonatti: "Conquanto pareça que os violentos sejam senhores da terra, um dia a violência será banida da face de nosso planeta. À medida que os homens forem ficando esclarecidos à luz da fraternidade universal, irão também desaparecendo os atos violentos que as nações praticam contra nações, e os indivíduos contra indivíduos. Os rebeldes que não se submeterem às leis fraternas serão desterrados para mundos inferiores. E a Terra será possuída pelos mansos, isto é, pelos que não tentam violentar o próximo nem por palavras nem por atos”.

Os brandos e pacíficos herdarão a Terra, porque eles continuarão a viver nela, para o aperfeiçoamento do seu processo evolutivo. Os rebeldes, os mais recalcitrantes, serão relegados para planetas menos evoluídos, onde ainda prevalece o "choro e ranger de dentes", referidos por Jesus Cristo.

Os maus serão literalmente, expurgados para mundos trevosos, obscuros, onde imperam a selvageria e o primitivismo, mundos talvez inóspitos ou devastados. E os mansos possuirão a Terra, não porque cultivaram o desejo de conquista, mas porque, ao contrário, se desprenderam de toda a busca de prazeres mundanos, se desprenderam de todas as ilusões vazias, porque cultivaram os valores do Espírito e ficarão na Terra porque terão feito por merecer. E, de fato, ficarão na Terra somente aqueles que fizerem por merecer.

Assim, pois se quisermos conquistar a terra, temos que aprender a lição do Mestre, ou seja, ajudar, educar, transformar, renovar, comover corações, despertar mentes, ser mansos, ser pacientes, em uma palavra: sermos cristãos.

BEM-AVENTURADOS OS QUE TÊM FOME E SEDE DE JUSTIÇA, PORQUE SERÃO FARTOS.

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.“ (Mt 5:6)

Para entendermos esta Bem-aventurança, temos que primeiro entender o que é justiça. E quando falamos em justiça, sempre precisamos lembrar que há, sob certo aspecto, duas modalidades: a justiça dos homens e a Justiça Divina.

A justiça dos homens, como podemos constatar pela análise histórica da evolução da humanidade, é transitória, sujeita a revogações de acordo como o avanço de uma determinada sociedade. A justiça Divina por outro lado, é suprema, eterna e imutável. À medida que a humanidade vai refinando-se, renovando seus valores, buscando a proteção dos mais frágeis, vai se aproximando da Lei de Amor.

Na questão 875 de “O livro dos Espíritos”, encontramos: P. Como se pode definir a justiça? R. A justiça consiste no respeito aos direitos de cada um.

Mas quem são aqueles que têm fome e sede de justiça, segundo as palavras de Jesus? Serão todos os que se sentem injustiçados neste mundo? Vemos que em nossa sociedade são muitos os que estão insatisfeitos com as leis, insatisfeitos com a estrutura social e com as situações de miserabilidade e carência social.

Porém, pela Lei de Causa e Efeito, sabemos que nem uma folha cai sem a permissão de Deus, pois todas as situações de penúria e aflições que ocorrem no mundo são resultantes de nossas escolhas e de nossas ações.

Diante do quadro dessas “injustiças”, muitos, porém, quando buscam a justiça, pensam, exclusivamente, em seus interesses pessoais, o que de certa forma, pode representar uma atitude egoísta. O egoísmo, dessa forma, é o grande obstáculo a ser superado para promovermos a justiça de forma coletiva, beneficiando a todos indistintamente.

No entanto, em verdade, os que têm sede e fome de justiça, segundo as palavras do Mestre, são os que procuram não exclusivamente para si, mas para toda a família humana, pois reconhecem no próximo um irmão e lhe desejam o mesmo que desejam para si.

Vemos, pois, que o “ser saciado” não significa que, neste mundo, haverá a perfeita equidade, eis que, por algum tempo, conviveremos com esta realidade, onde ainda há a predominância do egoísmo e da sensação de injustiça.

Em que momento então seremos saciados de nossa fome e sede de justiça? Apenas quando aprendermos a vivenciar os ensinamentos do Mestre, e isso implica em:

- Respeito Mútuo;

- Tolerância;

- Compreensão;

- Resignação.

Ensina-nos ainda Jesus que no futuro receberemos segundo nossas obras. Quando pelo nosso esforço, dedicação, e perseverança no Bem buscamos promover a justiça em nosso dia-a-dia, vamos adquirindo mérito para vivermos, pela lei de sintonia e afinidade, em um mundo regenerado. Tal é o propósito, o destino da Terra.

QUESTÃO REFLEXIVA:

A lei de Deus permite que sejamos injustiçados neste mundo? Comente.


Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário