CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

20ª Aula Parte A – CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2º ANO – FEESP

EVOLUÇÃO ESPIRITUAL

"O Espiritismo se tornará uma crença comum e marcará uma nova Era na Historia da Humanidade” (LE 798)

A INFLUÊNCIA DO ESPIRITISMO NO PROGRESSO E A CIVILIZAÇÃO DO ESPÍRITO

“As ideias só se transformam com o tempo e não subitamente; elas se enfraquecem de geração em geração e acabam por desaparecer com os que as professavam e que são substituídos por outros indivíduos imbuídos de novos princípios, como se verifica com as ideias políticas.” (LE 798, comentários de Kardec)

“O Espiritismo pode contribuir para o progresso destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, ele faz os homens compreenderem onde está o seu verdadeiro interesse. A vida futura não estando mais velada pela dúvida, o homem compreenderá melhor que pode assegurar o seu futuro através do presente. Destruindo os preconceitos de seita, de casta e de cor, ele ensina aos homens a grande solidariedade que os deve unir como irmãos”. (LE 799)

A Humanidade sempre esta evoluindo em vários sentidos. O progresso material é muito rápido; em alguns anos saltos são dados em tecnologia, em medicina, informática, transporte e em todos os ramos das ciências; hoje a globalização é uma realidade, dando condições para que fiquemos sabendo em tempo real o que está ocorrendo no mundo. Se uma das bolsas de valores dos principais países cai, atingem todos as demais e em consequência os respectivos países.

Com o avanço material, o homem cria melhores condições de bem estar, dando uma melhor qualidade de vida, de conforto, de saúde, de lazer.

Progredir intelectualmente é mais fácil, pois o homem já nasce com o desejo de aprender, de crescer, de dominar, de ser feliz. Isso lhe ajuda muito em seu aprendizado, e ele traz sempre ao reencarnar neste Planeta a somatória das experiências adquiridas nas suas inúmeras existência, seja aqui ou em outro orbe.

Quando se fala de progresso moral, já não se pode falar de rapidez, mas sim, de lentidão, pois os Espíritos que habitam este planeta ainda estão em fase de aprendizado, voltados para as coisas e os prazeres materiais, ainda prevalecendo as duas chagas da Humanidade: o orgulho e o egoísmo.

De acordo com a evolução moral dos Espíritos encarnados, os conceitos vão se alterando para melhor. Aquele conceito de pecado e de castigo imposto há muito tempo, aos poucos vai sendo substituído pelo conceito da bondade infinita do Deus do amor e não mais aquela figura mitológica cruel e tirânica que nos foi trazido pelas religiões e em consequência somos um pouco mais felizes. Deus como fonte inesgotável de amor e que nos criou a todos com um maravilhoso destino já traçado: todos alcançarão um dia à perfeição.

“Não é o Espiritismo que cria a renovação social, é o amadurecimento da humanidade que faz de tal renovação uma necessidade. Pela sua potência moralizadora, por suas tendências progressivas, pela amplitude de suas vistas, pela generalidade das questões que abraça, o Espiritismo, mais que qualquer outra doutrina, está apto a secundar o movimento regenerador. Ele veio no momento que podia ser mais útil, pois também para ele os tempos são chegados; mais cedo, teria encontrado obstáculos insuperáveis; teria sucumbido inevitavelmente, pois que os homens, satisfeitos com o que tinham, não experimentavam ainda a necessidade do que ele traz" (A Gênese, Allan Kardec, cap. XVIII, item 25).

Portanto, a Doutrina Espírita tem uma função muito importante no desenvolvimento do progresso moral das criaturas humanas. Ela amplia nossa visão da vida. Apresenta-nos dotados de livre arbítrio, o que nos permite evoluir pela aprendizagem que nossos erros nos proporcionam com nossa experiência nas diversas fases de nossas existências até atingirmos o conhecimento necessário para passarmos para a fase seguinte...

O Espiritismo fornece a nós os meios necessários para que possamos superar nossas próprias imperfeições e assim, caminhar com mais segurança na senda do progresso. Progredindo moralmente conseguiremos também participar com mais segurança no campo do progresso material, pois nossos atos acompanharão sempre a lógica do bom senso e do amor ao próximo. Com isso, nosso Planeta dará um salto gigantesco em seu progresso, e certamente as gerações do futuro verão um mundo muito melhor.

O Espiritismo não se destina apenas a abrir um campo diferente de pesquisas a Ciência, mas principalmente a marcar uma nova era na História da Humanidade, pela profunda revolução que provoca em seus pensamentos e em seus ideais, impulsionando-a para a sublimação espiritual, pela vivência do Evangelho.

“... O Espiritismo é uma extraordinária mensagem do Céu à Terra e faz-se necessário aquilatar lhe o valor.

Ainda existem multidões de Espíritos rebeldes, porém, a consciência terrena, em suas características gerais, está agora apta a receber; depois de tantos anos de lutas, o conhecimento espiritual que lhe fará desprezar os últimos resquícios de materialidade inconsciente, aprendendo a discernir os seus erros. Espalhando a boa nova da imortalidade, a doutrina de amor abrirá novos horizontes à esperança dos homens, conduzindo-os a aquisição do tesouro espiritual, reservado por Deus a todas as suas criaturas. “Quando os homens compreenderem o sentido de suas magníficas lições, o vosso planeta terá atingido uma nova fase evolutiva e o Espiritismo terá concluído, entre vos, a sua sagrada e gloriosa missão”. (pelo Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier)

É ensinado na questão 801 de O Livro dos Espíritos que os Espíritos Superiores não puderam nos suprir de todos os conhecimentos desde todos os tempos, e que nos é dado conhecer hoje, pois não estávamos aptos para assimilar, assim como não ensinamos as crianças o que ensinamos aos adultos. Cada coisa deve vir ao seu tempo.

Os ensinos dados pelos amigos do plano espiritual na atualidade, mesmo que seja incompleto, preparam o terreno para receber a semente, que somente agora irá frutificar.

P. “Uma vez que o Espiritismo deve marcar um progresso na humanidade, por que os Espíritos não aceleram esse progresso com manifestações tão generalizadas e evidentes que convençam até os mais descrentes?”

R. Quereis ver milagres; mas Deus espalha milagres a mãos cheias diante dos vossos olhos e, ainda assim, há homens que o renegam.
Por acaso o próprio Cristo convenceu seus contemporâneos com os prodígios que realizou? Não vedes hoje homens negarem os fatos mais evidentes que se passam sob seus olhos? Não há os que dizem que não acreditariam mesmo se vissem? “Não; não é por prodígios que Deus quer encaminhar os homens. Em sua bondade, quer deixar o mérito de se convencerem pela razão”. (LE 802)
Não podemos negar importância que tem os fenômenos espíritas, seja pela comprovação que oferecem da existência do mundo espiritual, quer seja pela comprovação da imortalidade da alma; todavia, necessário convir, que o Espiritismo começou a implantar-se no mundo, principalmente nas classes mais cultas e só depois de codificado, é que se revestiu de um corpo de doutrina.

Enquanto a influência do Espiritismo não atinge as massas – como bem observou Kardec, vai ele felicitando os que o compreendem. Mesmo os que nenhum fenômeno têm testemunhado, dizem: a parte desses fenômenos, há a filosofia, que me explica o que nenhuma outra me havia explicado. Nela encontro, unicamente por meio do raciocínio, uma solução racional para os problemas que no mais alto grau interessam ao meu futuro. Ela me dá calma, firmeza, confiança; livra-me do tormento da incerteza. Ao lado de tudo isso, secundária se torna a questão dos fatos materiais... Tomando por base a difusão extraordinária que alcançou em apenas um século de existência, século esse abalado e conturbado pelas mais terríveis guerras da Historia, é de se esperar que, muito em breve, venha o Espiritismo a tornar-se crença comum, ou melhor, um conhecimento universal, “porque o próprio Cristianismo é quem lhe abre o caminho e lhe serve de apoio”.

A crença no Espiritismo ajuda a melhorar-se fixando as ideias sobre certos pontos do futuro. Ela apressa o adiantamento dos indivíduos e das massas, porque permite conhecer o que seremos um dia; é um ponto de apoio, uma luz que nos guia. O Espiritismo ensina a suportar as provas com paciência e resignação. Ele desvia os atos que podem retardar a felicidade futura e é assim que contribui para a felicidade, mas não diz que sem isso “Combatendo os vícios e estimulando o desenvolvimento das virtudes, o Espiritismo oferece condições para influir no progresso da humanidade”. (Roteiro. Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel, cap. 38 – Missão do Espiritismo).

Emmanuel, em “A Caminho da Luz, no Cap. XXV nos diz “que o Espiritismo, na sua missão de Consolador é o amparo do mundo neste século de declives da sua Historia; só ele pode, na sua feição de Cristianismo redivivo, salvar as religi5es que se apagam entre os choques da força e da ambição, do egoísmo e do domínio, apontando ao homem os seus verdadeiros caminhos”.

BIBLIOGRAFIA:
Kardec, Allan - O Livro dos Espíritos. Questões 798 a 801
Kardec, Allan - O Livro dos Espíritos. Comentário a questão 982
Kardec, Allan - O Livro dos Espíritos. Conclusão, item V
Kardec, Allan - O Que é Espiritismo - questões 139 a 141, 155 e 156;
Kardec, Allan - A Gênese, Cap. XVIII, item 24 e 25
Revista Espírita, de janeiro de 1860; Revista Espírita, de fevereiro de 1863;
Revista Espírita, de setembro de 1866;
Calligaris, Rodolfo, “As Leis Morais”, Cap. Influência do Espiritismo no Progresso da Humanidade
Emmanuel (Espírito), “Roteiro”, Cap. 38, pelo médium Francisco Cândido Xavier
Emmanuel (Espírito), “A Caminho da Luz”, Cap. XXV pelo médium Francisco C. Xavier
Emmanuel, pelo Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier
EMMANUEL, Francisco Cândido Xavier - O Consolador, questões 54 a 65, 67 e 68;
PIRES, José Herculano - Curso Dinâmico de Espiritismo, caps. I, V e XVII;
PIRES, José Herculano - O Espírito e o Tempo – 3ª parte - cap. V;
PIRES, José Herculano - Curso Dinâmico de Espiritismo- cap. V;


Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário