CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

13ª Aula Parte B – CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2º ANO – FEESP

QUE A MÃO ESQUERDA NÃO SAIBA O QUE FAZ A MÃO DIREITA

“Tende cuidado em não praticar as boas obras diante dos homens, para serem vistas, pois, do contrário, não recebereis recompensa de vosso Pai que esta nos céus. - Assim, quando derdes esmola, não trombeteeis, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Digo-vos, em verdade, que eles já receberam sua recompensa. Quando derdes esmola, não saiba a vossa mão esquerda o que faz a vossa mão direita; - a fim de que a esmola fique em segredo, e vosso Pai, que vê o que se passa em segredo, vos recompensará”. Jesus (Mateus, 6:1 a 4.)

“Que a não esquerda não saiba o que faz a direita” é uma metáfora alusiva a modéstia real. Entretanto, existe, também, a falsa modéstia que é aquela camuflada, onde existe o ato benévolo, mas de forma discreta assegurasse de alguém esteja testemunhando o seu ato.

A ostentação é o orgulho em ação, e desta forma, será julgado perante seus pares, ou seja, recebera a sua recompensa na Terra, pois Deus não apreciara o seu ato, vez que já foi objeto de avaliação.

“A beneficência praticada sem ostentação tem duplo mérito”. Além de ser caridade material, é caridade moral, visto que resguarda a suscetibilidade do beneficiado, faz-lhe aceitar o benefício, sem que seu amor-próprio se ressinta e salvaguardando lhe a dignidade de homem, porquanto aceitar um serviço é coisa bem diversa de receber uma esmola.

A verdadeira caridade preocupa-se em auxiliar o necessitado sem que ele se sinta humilhado, como se estivesse recebendo uma esmola. Ela figura-se com palavras brandas, espontâneas e afáveis deixando o beneficiado a vontade.

A verdadeira generosidade adquire toda a sublimidade, quando o benfeitor, invertendo os papéis, acha meios de figurar como beneficiado diante daquele a quem presta serviço. Eis o que significam estas palavras:

“Não saiba a mão esquerda o que da a direita.”

Quando a lei de justiça, caridade e amor ao próximo, reinar na Terra, não haverá mais necessitados, pois a fraternidade suprirá todas as faltas, pois os bens terrenos não terão maior valor do que os espirituais.

A caridade será realizada de forma plena, direta e espontânea, sem melindres e exposição, pois se tornara a pedra angular da fraternidade.

O acúmulo de bens terrenos perdera seu valor abstrato, pois o homem saberá que a vida imortal não pertence a este mundo, que os bens materiais são transitórios e não poderão ser transportados, apenas os bens espirituais que estarão arraigados em seu Espírito e são eternos.

Eis porque Jesus ensinou: “não amontoeis tesouros na Terra, pois são perecíveis, mas amontoai-os nos Céus, onde são eternos”.

BIBLIOGRAFIA:

Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. XIII, itens l a 3 e Cap. XXV, item 8; tradução de J. Herculano Pires. 14ª edição. São Paulo. Edições FEESP, 1998.


Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário