CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

9ª Aula Parte B – CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2º ANO – FEESP

QUEM É MINHA MÃE E QUEM SÃO MEUS IRMÃOS?

“E estava sentado à roda de um crescido número de gente, e lhe disseram: olha que tua mãe e teus irmãos te buscam ali fora. E ele respondeu, dizendo: Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? E olhando para os que estavam sentados a roda de si, lhes disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Porque o que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã e minha mãe.” (Mc, 3:2o-21 e 31-35 6 Mt., 12:46-50).

Jesus é nosso modelo de amor, caridade, dedicação ao semelhante, virtudes as quais aspira à humanidade. Ele falou e exemplificou os caminhos para chegar ao Pai, assim sendo, fica difícil entender esta passagem do evangelho. Com razão, pela superioridade moral de Jesus, não se pode conceber o Mestre com atitudes em desacordo com a caridade que sempre praticou.

O capitulo XIV do Evangelho tem como titulo “Honra a teu pai e a tua mãe” e o respeito aos pais e consequentemente a prática de caridade para com eles, esta e estava inserida nos ensinamentos de Jesus. Como entender aparente divergência?

Nesta passagem evangélica Jesus disse muito mais, contudo, a sociedade da época não entendeu. A mãe, os irmãos, não seriam somente os parentes consanguíneos, mas sim, a humanidade inteira.

Muitos a quem amamos, fazem parte de nosso núcleo familiar consanguíneo, mas quantos ao nosso redor na posição de amigos são como irmãos, pais, mães? Ou seja, são como se fossem da mesma família. No curso das diversas reencarnações, a oportunidade de amar e respeitar aqueles que temos ao nosso lado, no núcleo familiar.

É na primeira célula da sociedade que o homem se desenvolve, cresce, repara, ama, aprende. E é este o ensinamento maior de Jesus, onde demonstra que o amor que sentimos por aqueles que nos são caros, é o amor que devemos estender ao nosso semelhante.

Precisamos trabalhar e desenvolver o amor em nossos corações, pois esta em nós a semente que germina e que nos transformara em árvores frondosas para o viajante necessitado de sombra, que vêm ao nosso encontro como o irmão que precisa de um braço a ampará-lo no caminho. A fraternidade pura e simples, onde os homens se abraçam, auxiliando-se mutuamente, sem intenções egoísticas e sim com o desejo sincero de progredir, iniciando o aprendizado de amor que Jesus nos ensinou.

BIBLIOGRAFIA

KARDEC, Allan - O Evangelho Segundo o Espiritismo - cap. IV, itens 18 a 23; cap. XIII, itens 18 a 20, cap. XIV, itens 5 a 9.


Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário