CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

8ª Aula Parte B – CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2º ANO – FEESP

NÃO VIM TRAZER A PAZ

Jesus desperta o sentimento ao ensinar a lei de amor, contendo todas as leis de Deus. O uso de expressões fortes como “não vim trazer a paz, porém a divisão”, indica o grau evolutivo do povo hebreu, monoteísta, mas preso as leis humanas travestidas de divinas por Moisés, numa sociedade que iniciava o avanço da razão, do raciocínio abstrato.

A aparente destruição que uma divisão provocaria, seria justamente eliminar o orgulho do fariseu, a incredulidade do saduceu, sacerdotes que disputavam o poder religioso hebreu. A destruição do orgulho para a implantação do amor ao próximo, e com a ideia mais revolucionaria “amar o inimigo” provocou forte reação que culminou no drama do calvário e no circo dos romanos politeístas.

Toda ideia nova causa uma revolução, e quando esta fundada na verdade, nada impedira sua expansão, a morte de Jesus e seus seguidores não foram suficientes para impedir a forca modificadora dessa verdade trazida pelo Mestre. Sua forca modificou Roma, mas ao misturar poder político e religioso, novamente o homem volta a colocar seus interesses acima da verdade evangélica. Começa a luta interna dos cristãos pelo poder religioso.

Mesmo após a Idade Média, quando o plano superior da espiritualidade envia Espíritos missionários para promover a reforma do pensamento religioso e intelectual, surge o jesuitismo com suas torturas e fogueiras tentando resistir a implantação da lei de amor.

O avanço da ciência, nos séculos seguintes, promove a destruição dos dogmas e do poder absoluto da igreja e reinados. Na luta entre a verdade e o fanatismo, surge o incrédulo e seu materialismo. O plano superior da espiritualidade programa a vinda do consolador prometido por Jesus. A doutrina espírita retoma a lei de amor e restaura a necessidade de uma mudança interior, (1) “evangelizado o indivíduo, evangeliza-se a família; regenerada esta, a sociedade estará a caminho de sua purificação, reabilitando-se simultaneamente a vida do mundo”.

A destruição agora está concentrada no indivíduo, modificando seu modo de ver o mundo, tornando-se fraterno, bondoso, solidário para com seus irmãos espirituais, compreendendo que sua família é a humanidade, que as dificuldades de hoje mostram a necessidade dessa renovação interior, semeando um futuro feliz.

BIBLIOGRAFIA

KARDEC, Allan - O Evangelho Segundo o Espiritismo - cap. XXIII, itens 9 a 18;
Espírito EMMANUEL, “EMMANUEL” - psicografado por Francisco Cândido Xavier.


Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário