CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

7ª Aula Parte B – CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2º ANO – FEESP

O EGOÍSMO

“Pois qual é o maior: quem está à mesa ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou aquele que serve.” (Lucas 22:27).

“E então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o e fazendo-lhe um pedido. E Ele diz-lhe: que queres? E ela respondeu: dize que estes meus dois filhos se assentem, um a tua direita e outro a tua esquerda, no teu reino.” (Mateus, 20:20 e 21).

Diversos ensinamentos pode-se extrair dos versículos que constam no Novo Testamento. No primeiro deles, Jesus nos dá o exemplo da humildade. Sendo Ele o Espírito escolhido pelo Pai para trazer revelações sobre o mundo espiritual, sobre o reino de amor e bondade; tendo Ele a condição suprema de apresentar-se como o maior, dá o exemplo da humildade.

Aquele que está sentado à mesa e é servido por alguém, julga-se importante. Na visão de Jesus não é assim. Já no outro, o desejo materno de proporcionar aos filhos o melhor, a mãe dos filhos de Zebedeu, num ato que ela julgava de extremado amor, pede que seus filhos sejam elevados a condição espiritual de Jesus, já que pedia ao Rabi que seus filhos pudessem ser colocados numa posição de destaque ao seu lado.

O pano de fundo em ambos é o desejo do melhor para si. Que outro nome tem senão egoísmo?

É no egoísmo que está à raiz de todos os males que assolam a humanidade desde os mais remotos tempos. É nele que se encontra o motivo das guerras; das dissensões; das fraudes; do roubo, do sequestro, e de tudo o que de pior existe no mundo.

O egoísmo é o alvo para onde deve mirar a criatura que deseja a sua renovação interior; que busca um sentido maior e profundo em sua vida; enfim, o verdadeiro cristão.

É um sentimento que muito embora esteja presente nos primeiros anos da vida da criança para a descoberta da sua identidade, no correr dos anos deve ser orientado pelos pais a olhar além de si e ver o outro como igual, como um filho de Deus que todos somos.

É no lar cristão; na leitura semanal do Evangelho; na participação da comunidade espírita que se sedimenta o aprendizado.

O egoísmo é a negação da caridade. E preciso destruir a couraça que reveste o sentimento do ser para que se sensibilize com a dor do outro.

O Mestre nos diz que o primeiro mandamento é Amar a Deus de todo o coração de todo o entendimento, e o segundo semelhante é Amar ao próximo como a si mesmo.

É na solidariedade e na fraternidade que se encontra a verdadeira alegria da alma; quando a criatura se abre ao amor, todo o universo conspira para a sua felicidade.

BIBLIOGRAFIA:
KARDEC, Allan - O Evangelho Segundo o Espiritismo - cap. VII, itens 11e12, cap. XI, itens 11e12, cap. XIII, itens 1 a 3, 11 a 17;
Bibliografia complementar
EMMANUEL, Francisco Cândido Xavier - Estude e viva – nº 7;
CALLIGARIS, Rodolfo - Leis Morais - Lei de Conservação;
PIRES, José Herculano - O Homem no Mundo - Heloisa Pires;
EMMANUEL, Francisco Cândido Xavier - Religião dos Espíritos - Cap. 19, 31, 37 e 63;


Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário