CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

5ª Aula Parte B – CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2º ANO - FEESP

PARÁBOLA DO RICO INSENSATO OU AVARENTO

Um homem rico possuidor de terras, teve grande produção. Pensava consigo mesmo que faria para recolher seus frutos e entendia ser melhor construir celeiros maiores e lá guardar todo o seu produto e todos os seus bens e poderá descansar; comer e beber; por muitos anos. Contudo, Deus lhe disse: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus”.

De que valem tesouros que a traça e a ferrugem corroem? Esta parábola demonstra o quanto o homem contemporâneo esta voltado para as riquezas materiais, esquecendo as espirituais. O Ter é mais forte que o Ser.

Este rico proprietário de terras, esqueceu que o seu verdadeiro tesouro esta no coração, retrato da alma. Aquele a quem Deus concedeu bens materiais tem por obrigação ser útil ao próximo.

Se este homem tivesse ajuntado os tesouros no céu, ou seja, trabalhado em prol dos tesouros da alma, sentimentos e atitudes nobres, ficaria tranquilo no momento que o Senhor o chamasse a Pátria Espiritual, pois teria trabalhado em proveito de si e do próximo.

BIBLIOGRAFIA:
KARDEC, Allan - O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. XVI, item 3;

EMMANUEL, Francisco Cândido Xavier - Pensamento e vida - item 17;

LUIZ, André - Conduta Espírita - item 8;

O Espírito da verdade - Diversos Espíritos -item 9;

ALMEIDA, José de Souza - Evangelho Segundo Espiritismo e Parábolas;

SCHUTEL, Caibar e Parábolas e Ensinos de Jesus - Parábola do Avarento;


Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário