CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

16ª AULA PARTE B - CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 1º ANO - FEESP

FACULDADES MORAIS E INTELECTUAIS

As faculdades morais e intelectuais do homem são atributos do Espírito que nele está encarnado, e não do corpo físico, que apenas é o seu veículo de expressão.

Consequentemente, o homem de bem é a encarnação de um Espírito elevado enquanto que aquele que se submete às viciações próprias da matéria é porque nele habita um Espírito ainda imperfeito.

Os Espíritos não têm paixões que não sejam compartilhadas pelos encarnados, se por ventura as tivessem, certamente seriam transmitidas aos homens pelos Espíritos que aqui reencarnaram. É comum observar-se certo antagonismo entre as faculdades morais e intelectuais de um mesmo homem, criando a falsa ideia de haver mais de um Espírito nele encarnado. Esta suposição, no entanto é absurda, pois o homem não pode ter em si dois Espíritos (LE, perg. 364).

Muitos embora existam pessoas inteligentes, mas profundamente viciosas tal explicação deve-se ao fato de que o Espírito encarnado não é bastante puro, e o homem cede à influência de outros Espíritos ainda piores. (LE, perg. 365).

O Espírito caminha sempre numa marcha ascendente; contudo, seu processo evolutivo não ocorre simultaneamente em todos os sentidos. Em determinadas etapas reencarnatórias, ele se adianta no conhecimento científico e/ou intelectual, e em outras suas qualidades morais afloram de maneira mais acentuada, até que ambos os atributos o elevem.

Assim, não tem qualquer fundamento a teoria de que as diferenças entre as faculdades morais e intelectuais venham a ser a consequência de vários Espíritos encarnados em um só corpo.

O homem não poderia ser uma combinação de vários Espíritos, pois então perderia a sua individualidade e não haveria uma única vontade.

Cada indivíduo somente tem nele encarnado um só Espírito; ele é o único responsável por seus atos e o único a colher os resultados bons ou maus no seu processo evolutivo, apressando-o ou dilatando-o, pois ele é senhor do seu livre-arbítrio.

QUESTIONÁRIO:

B - FACULDADES MORAIS E INTELECTUAIS

1 - As faculdades morais e intelectuais são atributos do Espírito ou do homem?

2 - Muitas pessoas acreditam que as faculdades morais e intelectuais são resultantes da encarnação em seu corpo de vários Espíritos. Explique

3 - Espíritos inteligentes, quando encarnados, são necessariamente mais evoluídos e, portanto, propensos à prática do bem?


Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário