CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

terça-feira, 24 de março de 2015

2ª Aula Parte A – CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2º ANO - FEESP

AUTORIDADE DA DOUTRINA ESPÍRITA

CONTROLE UNIVERSAL DOS ENSINOS DOS ESPÍRITOS

“Se a doutrina espírita fosse uma concepção puramente humana, não teria como garantia senão as luzes daquele que a tivesse concebido.”

Não há quem possa ter neste mundo a pretensão de possuir a verdade absoluta, assim os Espíritos que se manifestaram para a difusão da Doutrina garantiram a sua origem se apresentando a diversos médiuns.

A autoridade da Doutrina decorre da vontade divina que fez com que a nova revelação chegasse aos homens mais rapidamente e de maneira autêntica, porque encarregou os Espíritos de a levarem de norte a sul, manifestando-se por todo orbe, sem dar privilégio a ninguém. Um homem pode enganar-se, mas isso não acontece quando milhões veem e ouvem a mesma coisa: essa é a garantia para cada um e para todos.

São os próprios Espíritos que fazem a propaganda, com a ajuda de inumeráveis médiuns, comunicando-se por todo planeta, a todos os povos, a todas as seitas e a todos os partidos; são aceitos por todos.

“O Espiritismo não tem nacionalidade, independe de todos os cultos particulares, não é imposto por nenhuma classe social, visto que cada um pode receber instruções de seus parentes e amigos de além-túmulo.” Isso era necessário para que ele pudesse chamar todos os homens à fraternidade, pois se não se colocasse em terreno neutro, teria mantido as divergências, em lugar de apaziguá-las.

A causa de sua tão rápida propagação é esta universalidade do ensino dos Espíritos, é isso que faz sua força, pois enquanto a voz de um só homem, mesmo com o auxilio da imprensa, necessitaria de séculos para chegar aos ouvidos de todos, eis que milhares de vozes se fazem ouvir simultaneamente, em todos os cantos da Terra, proclamando os mesmos princípios e os transmitindo aos mais ignorantes e aos mais sábios, a fim de que ninguém seja deserdado.

Esta não é a única vantagem que resulta dessa posição excepcional; o Espiritismo encontra nela uma poderosa garantia contra as suspeitas, seja pela ambição de alguns, seja pelas próprias contradições de certos Espíritos, pois sabemos que os Espíritos, em consequência das suas diferenças evolutivas, estão longe de possuir individualmente toda a verdade.

O primeiro controle é o da razão, ao qual é necessário submeter, sem exceção, tudo o que vem dos Espíritos.

Esse controle é incompleto para muitos casos, em virtude da insuficiência de conhecimentos.

A concordância do ensino dos Espíritos é, portanto o seu melhor controle, mas é ainda necessário que ela se verifique em certas condições. A única garantia segura do ensino dos Espíritos está na concordância das revelações feitas espontaneamente, através de um grande numero de médiuns, estranhos uns aos outros, e em diversos lugares, como ocorreu na Codificação. Essas comunicações se referem aos próprios princípios da doutrina.

É esta unanimidade que tem posto abaixo todos os sistemas parciais surgidos na esteira da origem do Espiritismo, porque cada qual explicava os fenômenos do mundo visível com o mundo invisível de forma própria.

Allan Kardec usou isso como a base de apoio para formular os princípios da doutrina, porque não se julgava mais infalível do que os outros, e não é também porque um princípio nos foi ensinado que o consideramos verdadeiro, mas porque ele recebeu a sanção da concordância.

Kardec recebeu as comunicações de centenas médiuns sérios, espalhados pelos mais diversos pontos do globo, a partir das observações recebidas adquiriu condições de ver como o principio sobre essa concordância se estabelecia.

Esse princípio da concordância é uma garantia contra as alterações que em proveito próprio, alguns pretendessem introduzir no Espiritismo, ou contra as seitas que dele quisessem se apoderar.

Quem quer que tente fazê-lo desviar de seu fim providencial fracassara, pela simples razão de que os Espíritos, através da universalidade dos seus ensinos, farão cair toda modificação que se afaste da verdade. “Esse controle universal é uma garantia para a unidade futura do Espiritismo, e anulará todas as teorias contraditórias.” (Kardec, ESE).

Sabemos que os Espíritos Superiores procedem, nas suas revelações, com extrema prudência, que só abordam as grandes questões da doutrina de maneira gradual, e que a medida que a inteligência se torna apta a compreender as verdades de uma ordem mais elevada, e que as circunstancias são propicias para a emissão de uma ideia nova, eles vão revelando. Todas as pretensões isoladas cairão, pela força mesma das coisas, diante do grande e poderoso critério do controle universal. Não será pela opinião de um homem que se produzira a união, mas pela unanimidade da voz dos Espíritos.

“As grandes ideias não aparecem nunca de súbito. As que têm a verdade por base contam sempre com precursores, que lhes preparam parcialmente o caminho. Depois, quando o tempo é chegado, Deus envia um homem com a missão de resumir, coordenar e completar os elementos esparsos, com eles formando um corpo de doutrina. Dessa maneira, não tendo surgido bruscamente, a doutrina encontra, ao aparecer, Espíritos inteiramente preparados para a aceitar.” (Kardec, ESE, Introdução).

Sócrates, como o Cristo, nada escreveu, ou pelo menos nada deixou escrito. Como ele, morreu a morte dos criminosos, vítima do fanatismo, por haver atacado as crenças tradicionais e colocado a verdadeira virtude acima da hipocrisia e da ilusão dos formalismos, ou seja: por haver combatido os preconceitos religiosos.

Assim como Jesus foi acusado pelos fariseus de corromper o povo com os seus ensinos, ele também foi acusado pelos fariseus do seu tempo, pois os que os tem havido em todas as épocas, de corromper a juventude, ao proclamar o dogma da unicidade de Deus, da imortalidade da alma e da existência da vida futura. Da mesma maneira porque hoje não conhecemos a doutrina de Jesus sendo pelos escritos dos seus discípulos, também não conhecemos a de Sócrates, sendo pelos escritos do seu discípulo Platão. (Kardec, ESE, Introdução).

O desejo muito natural e louvável dos adeptos da Doutrina, o qual não se precisa estimular, é o de fazer seguidores, para facilitar a tarefa é que propomos o meio mais seguro, Segundo Kardec, de atingir esse objetivo poupando esforços inúteis:

• o Espiritismo é toda uma Ciência, toda uma Filosofia, assim como também uma religião e quem desejar conhecê-lo seriamente deve, pois, como primeira condição, submeter-se a um estudo sério e persuadir-se de que, mais do que qualquer outra ciência, não se pode aprendê-lo brincando;

• o Espiritismo se relaciona com todos os problemas da Humanidade, seu campo é imenso e devemos encará-lo, sobretudo quanto as suas consequências;

• a crença nos Espíritos constitui a sua base, mas não basta para fazer um espírita esclarecido;

• toda pessoa que procura persuadir outra por meio de explicações ou de experiências, ensina.

Se o que desejamos é que esse esforço dê resultados, não se pode apenas acreditar como geralmente se faz, que para convencer é suficiente apresentar os fatos. Parece o procedimento mais lógico, no entanto, a experiência mostra que nem sempre é o melhor, pois frequentemente encontramos pessoas que os fatos mais evidentes não convencem de maneira alguma.

Na Doutrina Espírita, a questão dos Espíritos esta em segundo lugar, não constituindo o seu ponto de partida, sendo os Espíritos simplesmente as almas dos homens, o verdadeiro ponto de partida é então a existência da alma. “Como pode o materialista admitir a existência de seres que vivem fora do mundo material, quando ele mesmo se considera apenas material? Como pode crer na existência de Espíritos ao seu redor; se não admite seu próprio Espírito?”

Todo ensino metódico deve partir do conhecido para o desconhecido, como para o materialista, o conhecido é a matéria, deve-se partir, pois, da matéria e tratar de demonstrar, antes de tudo, que há nele próprio alguma coisa que escapa as leis materiais. Antes de transformá-lo em espírita procuremos transformá-lo em espiritualista.

BIBLIOGRAFIA:
KARDEC, Allan - O Evangelho Segundo o Espiritismo - Introdução, itens II e IV;
KARDEC, Allan - O Livro dos Médiuns – Cap. III - O Método;
PIRES, José Herculano - Os Filósofos - Sócrates e Platão;
EMMANUEL, Francisco Cândido Xavier - Religião dos Espíritos - Cap. Doutrina Espírita;

PIRES, José Herculano - A Pedra e o Joio - O Método de Kardec;

Nenhum comentário:

Postar um comentário