CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

quinta-feira, 19 de março de 2015

1ª Aula Parte B – CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2º ANO - FEESP

O ESPIRITISMO - O CONSOLADOR

“Se vós me amais, guardai meus mandamentos; e eu pedirei a meu Pai, e ele vos enviará um outro Consolador, a fim de que permaneça eternamente convosco: o Espírito de verdade que o mundo não pode receber, porque não o vê e não reconhece. Mas quanto a vós, vós o conhecereis porque permanecerá convosco e estará em vós. Mas o Consolador, que é o Santo-Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará relembrar de tudo aquilo que eu vos tenha dito”. Jesus (João, cap. XIV v. 15 a 17 e 26)

Jesus nestas máximas traz novas esperanças para todos, pois Ele nos promete um novo Consolador que vem lembrar tudo que disse e trazer novos ensinamentos, que na época a humanidade não estava pronta para entender, fortalecendo assim a fé no futuro.

O Espírito de verdade preside o trabalho da Terceira Revelação, O Consolador Prometido, que é o Espiritismo, pois somente com o conhecimento da verdade que podemos ser consolados.

O Espiritismo através da manifestação dos Espíritos vem confirmar, explicar e desvendar os mistérios que estavam ocultos sobre o véu, trazendo consolação e entendimento as almas sequiosas de uma causa justa e um objetivo útil, com respostas concretas a todas as duvidas e aflições.

A Doutrina Espírita é produto de um trabalho coletivo da Espiritualidade Maior, não sendo uma concepção humana e individual, por ser obra dos Espíritos se espalha por todos os cantos dos planetas confirmando sua veracidade de seus ensinamentos.

Quando Jesus disse: “Bem aventurados os aflitos, porque eles serão consolados”, já nos mostrava a importância de acreditarmos em dias melhores no amanhã. E este amanha pode significar a felicidade das existências futuras.

No trabalho de purificação, ou seja, nas dificuldades que passamos que se dá o aprendizado espiritual, portanto as dificuldades que precisamos vivenciar são resultados do mau uso de nosso livre-arbítrio.

Com o esclarecimento que a Doutrina Espírita nos propicia, através da pluralidade das existências sabemos que Deus é Justo, Bondoso e Misericordioso, portanto, devemos passar pelos percalços da vida com sentimento de resignação e submissão as vontades de Deus, associadas a fé verdadeira e confiança no futuro.

BIBLIOGRAFIA:
KARDEC, Allan - O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. VI, itens 3 a 8.
GODOY, Paulo Alves - Os Padrões Evangélicos - “O Consolador”.

EMMANUEL, O Espírito de Verdade - Espíritos Diversos nº 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário