CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESPÍRITA: PACIÊNCIA, INDULGENCIA, FÉ, HUMILDADE, DIGNIDADE E CARIDADE.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

17ª AULA - CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 1º ANO - FEESP

PARTE B: IDIOTISMO E LOUCURA

Há casos de Espíritos dotados de qualidades intelectuais, mas que renascem em corpos, cujos órgãos, pouco desenvolvidos ou atrofiados, limitam as suas faculdades: é o caso da idiotia e da loucura. Se uma parte ou conjunto desses órgãos forem alterados, sua ação ou suas impressões ficam interrompidas. Se ele (o Espírito) perde os olhos, fica cego; sem os ouvidos, fica surdo etc... Imagina agora se o órgão que preside aos efeitos da inteligência e da vontade for parcial ou inteiramente atacado ou modificado... O Espírito, só tendo então a seu serviço órgãos incompletos ou alterados, deve entrar numa perturbação de que, por si mesmo e no seu foro íntimo, tem perfeita consciência, mas cujo curso já não pode deter (LE, perg. 375).

São esses os casos, tanto de idiotia como de loucura, classificados pela medicina como anomalias patogênicas do cérebro, podendo ter como causa orgânica o traumatismo craniano, meningite, entre outros. No caso de idiotia, existe uma inibição do cérebro, causada por lesões ou estímulos acima de sua capacidade de absorção.

Porém, de acordo com a Doutrina Espírita, deve-se esclarecer que as causas, tanto da idiotia quanto da loucura, vão além de questões meramente físicas patológicas. São, por princípio, o reflexo da Lei de Causa e Efeito.

Portadores de tais anomalias, esses Espíritos são aqueles que se comprometeram moralmente em vidas pretéritas e que agora sofrem as consequências de seus desvios, por absoluta impossibilidade de se manifestarem através de seus órgãos mal formados. No entanto, esses Espíritos são frequentemente mais inteligentes do que podemos imaginar. A superioridade moral não está sempre na razão da superioridade intelectual, e os maiores gênios podem ter muito a expiar; daí resulta frequentemente para eles uma existência inferior às que já tenham vivido; que é uma causa de sofrimento (LE, perg. 373a).

Importa considerar ainda que segundo o Dr. Bezerra de Menezes, no livro "A Loucura sob novo Prisma", existem casos de desequilíbrio, sem que haja necessariamente causas materiais, ou seja, lesões nos órgãos ou no cérebro. Aqui, somente a Doutrina Espírita pode explicar, pois trata-se de atuação fluídica de Espíritos desencarnados sobre a mente do Espírito encarnado.

Esses casos caracterizam-se por uma das formas de obsessão.

QUESTIONÁRIO:

B - IDIOTISMO E LOUCURA

1 - Qual a causa espiritual da loucura?

2 - Quais as causas materiais da loucura e da idiotia?

3 - Pode haver casos de loucura sem que haja necessariamente lesões cerebrais?


Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário